Prof.ª Helena Silva
Coordenador da Unidade de A prendizagem e Desenvolvimento Profissional

Professora associada em Didática do Ensino das Ciências no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD. Consultora de vários projetos na área da Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino Básico e do Ensino Secundário. Editora-chefe da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia (EduPsi). Integra a Comissão Organizadora e a Comissão Científica das Jornadas Pedagógicas “O Professor Faz a Diferença”. Tem dois registos de patentes no domínio da formação e desenvolvimento profissional de professores. Os seus principais interesses de investigação são na área da Didática e na Formação de professores, mais especificamente: aprendizagem cooperativa; avaliação formativa; importância do feedback professor-aluno/aluno-professor no desempenho escolar dos alunos; pensamento crítico comunidades de aprendizagem; estudo colaborativo da lição.

Lopes, J., & Silva, H. (2008). Métodos de aprendizagem cooperativa para o Jardim-de-Infância. Um guia prático para os Educadores de Infância e para os Pais. Porto: Areal Editores. ISBN – 978-989-647-038-8
Lopes, J., & Silva, H. (2009). Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o Professor. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. ISBN – 9 789727 575909
Lopes, J., & Silva, H. (2010). O Professor Faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. ISBN – 9 789727 577224
Lopes, J., & Silva, H. (2012). 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. ISBN – 9 789727 578283.
Silva, H., & Lopes. J. (2014). Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos. In Ferreira, C., Bastos, A., & Campos, H. (Org.). Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção, p. 4-18. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-175-4. Ebook. Disponível em: http://echs.utad.pt/vPT/Area2/Paginas/default.aspx
Silva, H., & Lopes, J. (2014). Eu, Professor, Pergunto. Resposta a 20 Perguntas sobre Planificação do Ensino-aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação. Lisboa: LIDEL -Pactor.
Lopes, J., & Silva, H. (no prelo). Eu, Professor, Pergunto. Respostas a 18 Perguntas sobre Ensino diferenciado, Gestão na Sala de Aula e desenvolvimento profissional e prática reflexiva. Lisboa: LIDEL - Pactor
Ramos, R., Silva, H., & Lopes, J. (2013). A aprendizagem no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 12(2), 334-346
Lopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (     ). Escala de Beneficios da Aprendizagem Cooperativa: Construção e estudos de validação (EBAC). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación  (peer review). (Aceite para publicação).
todos direitos reservados