UADP
Unidade de Aprendizagem
e Desenvolvimento Profissional
Prof.ª Paula CatarinoProf.ª Paula Catarino
Professora de Álgebra
259350829
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professora Associada em Álgebra – área de especialização em Teoria de Semigrupos. É membro integrado do Centro de Investigação em Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CM-UTAD) e membro colaborador do Centro de Investigação CIDTFF - Pólo da UTAD. É um elemento da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UTAD, sendo docente do Departamento de Matemática (DM) desde 1985, onde leciona várias UC de licenciatura, mestrado e doutoramento. Em particular, é docente da UC de Seminário de Tópicos Atuais em Ciências e Tecnologia do doutoramento em Didática das Ciências e Tecnologia e é membro de equipas de orientação de alunos deste doutoramento. Também tem orientado alunos do mestrado em Ensino de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e tem sido responsável pela UC de Álgebra Linear de muitas licenciaturas, bem como de outras unidades curriculares do DM. Participou em alguns projetos relacionados com a formação de professores do ensino básico e secundário. Tem sido referee de vários artigos de investigação, quer na área de álgebra, quer na área da educação. Os seus principais interesses científicos estão relacionados com semigrupos, teoria de números, didática da matemática, etnomatemática e, recentemente, com temas relacionados com o pensamento crítico.
 
Publicações relevantes:
- Rodrigues, A., Catarino, P., Aires A. P. & Campos, H. (2014). Students’ conceptions about the use of geogebra in teaching and learning of geometry. In Mafalda Carmo (Ed.). END 2014 Proceedings – International Conference on Education and new Developments (pp. 309-311). Madrid, Espanha: 28-30 de junho (ISBN: 978-989-97866-7-7). http://end-educationconference.org/previous-proceedings/ - Paula Catarino, (2013), Geometry and Google Earth, Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education (ENTENP2013), Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, Proceedings Book for the Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education (ENTENP2013), pp. 21-29, Instituto Politécnico da Guarda, junho de 2013, ISBN: 978-972-8681-51-7. - Catarino, Paula & Costa, Cecília (2012) – Comemorações com Geometria e Criatividade: dois estudos de caso com educadoras de infância. In Matemática e Criatividade no Pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência, Universidade de Aveiro, 2012. Editor: Indagatio Didatica. Volume 4 (1), pp. 174-202. - Catarino, Paula; Costa, Cecília; (2012) – Anti prismas à conquista do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Educação e Matemática, Revista da APM, nº 119, pp. 47 – 119. - Catarino, Paula; Costa, Cecília; Nascimento, Maria Manuel da Silva (2012) – O Nónio de Pedro Nunes no 1º Ciclo do Ensino Básico. Educação e Matemática, Revista da APM, nº 116, pp. 36 – 41. - Costa, M. Q., Catarino, P. (2012). Etnociência: a tecnologia na partilha da ciência. In III Congresso Internacional/A fenda dixital /TIC escola e desenvolvimento local, Xosé Manuel Cid Fernández, Xesús Rodríguez Rodríguez, Daniela Gonçalves (coord.), Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), ISBN:_ 978-972-99174-6-2, pp. 276-282. - Catarino, Paula, Costa, Cecília, (2010) – “Álgebra Linear, para que te quero?!”, In I Congreso de Docencia Universitaria, Comunicação publicada em “La innovación superior. A innovacion educativa no contexto actual da educación superior”, ISBN 978-84-8158-495-0, Castellano/Gallego, 1.ª edición, pp. 127 – 130. - Costa, C., Nascimento, M.M. da S., Aires, A. P., Catarino, P. (2009). Livro das Actas do EIEM2009- XIX Encontro em Investigação em Educação Matemática 2009- Edição em CD-ROM, ISBN 978-972-8614-12-6. Encontro realizado no hotel Miracorgo, em Vila Real, de 16 a 17 de maio de 2009. Disponível informação em http://home.utad.pt/~eiem2009/comissoes.html - Costa, C., Catarino, P., “Da Colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?”, APM – Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática, ISSN 0872-3915, Volume XVI, nº 1, pp. 147 – 162, (2007), publicado em Junho de 2008.