Prof.ª Vera MendonçaProf.ª  Vera Mendonça
Professora de Serviço Social

Licenciada em Trabalho Social (2002, UTAD) termina o seu PhD em Psicologia Social e Antropologia das Organizações (2014, USAL). Em 2001 iniciou o seu percurso como monitora no curso de Trabalho Social da UTAD e de 2007 a 2014 como Assistente Convidada na mesma instituição. Exerceu trabalho social como voluntária no apoio, articulação e encaminhamento de vítimas em situação de emergência social na Linha Nacional de Emergência Social de 2009 a 2011. Os seus interesses são: Trabalho Social na Saúde; Direitos Humanos; Género; Formação em Serviço Social.

Mendonça, V. (2004). Education and Training for Social Professions in Portugal. In F. Hamburger, S. Hirschler, G. Sander, & M. Wöbcke (Eds.). Ausbildung Für Soziale Berufe in Europa. Frankfurt: Institut für Sozialarbeit und Sozialpädagogik.
Mendonça, V. (2006). “O Trabalho Social Hospitalar”, Trabalho apresentado nas Jornadas – A Intervenção Psicossocial nos Cuidados Paliativos, no Instituto Português de Oncologia do Porto, Porto.
Mendonça, V. (2013). "In the Silence of Pain: ethnography with mothers staying in hospital with their children", Trabalho apresentado em 17th World Congress of the International Union of Anthropological and Ethnographic Societies - Evolving Humanity Emerging Worlds, In IUAES Evolving Humanity, Emerging Worlds, Manchester.