Prof.ª Sónia Remondes CostaProf.ª  Sónia Remondes-Costa
Professora de Psicologia da Saúde

Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Salamanca. Orientadora de estágios académicos e trabalhos de investigação no 2º Ciclo de Estudos em Psicologia, nas áreas da Saúde e Oncologia e áreas científicas da Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e Psicologia Oncológica. Orientadora de estágios profissionais na área da Psicologia Clínica e da Psicologia da Saúde na Ordem dos Psicólogos. Exerceu funções de psicóloga clínica nos Cuidados de Saúde Primários, Instituições Particulares de Solidariedade Social nas valências crianças e jovens em risco jovens, lar de idosos e em diferentes clínicas particulares. Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia – EduPsi.  As suas principais áreas de interesse e investigação são: Personalidade Saúde/Doença; Estilos de Vida e Saúde/Doença; Intervenção de Grupo em contextos de saúde/Doença (implementação e avaliação empírica da eficácia); Qualidades de Vida, Experiência Subjetiva de Sofrimento na Doença; Sintomatologia Psicopatológica, Espiritualidade, Coping, Suporte Social, e Imagem Corporal, Corporalidade e Sexualidade (Oncosexologia) na doença oncológica.

Remondes-Costa, S. I., Jiménez, F., & Pais-Ribeiro, J. L. (2012). Imagem corporal, sexualidade e qualidade de vida no cancro da mama. Psicologia, Saúde & Doenças, 13, 2, 238-251.
Remondes-Costa, S. I., Jiménez, F., & Pais-Ribeiro, J. L. (2012). Depois do Adoecer da mama: acontecimentos significativos no ciclo da vida. Psicologia, Saúde & Doenças, 13, 2, 327-339.
Remondes-Costa, S. I. (2014). Stresse, Coping e Suporte Social em Psicologia Oncológica. Série Didáctica: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (no prelo).
Remondes-Costa, S. I. (2014). Intervenção psicológica na Demência de Alzheimer: da Prevenção ao Retardamento da deterioração cognitiva. Série Didáctica: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (no prelo).