Prof. Ricardo BarrosoProf. Ricardo Barroso
Professor de Psicologia Clínica

Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Aveiro. Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clinica pela Universidade do Minho. Pós-graduado em Medicina Legal pela Universidade do Porto. Membro da Direção da European Association for Forensic Child & Adolescent Psychiatry, Psychology (EFCAP, www.efcap.org). Membro da Comissão Científica da International Association for the Treatment of Sexual Offenders (IATSO, www.iatso.org). Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia – EduPsi. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo das características e especificidades de jovens agressores e nos fatores de risco para a delinquência juvenil.

Pechorro, P., Barroso, R. Abrunhosa, R. Maroco, J. (in press). Psychometric properties of the Psychopathy Checklist: Youth Version among Portuguese juvenile delinquents”. International Journal of Offender Therapy and Comparative Criminology.
Caballo, V. E., Salazar, I. C.,  Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S. G., Barroso, R. y CISO-A Research Team (2014). Differences in social anxiety between men and women across 18 countries. Personality and Individual Differences, 64, 35-40.
Pechorro, P., Poiares, C., Barroso, R., Nunes, C. & Jesus, S. (2013). Examining Ethnic Differences in Self-Reported Psychopathic Traits Among Portuguese Male Juvenile Offenders. International Journal of Offender Therapy and Comparative Criminology XX(X) 1– 17.
Caballo, V. E., Salazar, I. C., Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S. G., Barroso, R., & CISO-A Research Team (2012). The multidimensional nature and multicultural validity of a new measure of social anxiety: the Social Anxiety Questionnaire for Adults (SAQ-A30). Behavior Therapy, 43, 313-328.
Barroso, R., Manita, C. & Nobre, P. (2011). Violência Sexual Juvenil: Conceptualização, Caracterização e Prevalência. Revista Portuguesa de Ciências Criminais, 21, 3, 221-246.
Barroso, R., Leite, A., Manita, C. & Nobre, P. (2011). Between public agenda and the emergence of intervention programmes: sexual offenders within the Portuguese context. Sex Offender Treatment, 6, 2, 1-10.
Barroso, R. & Machado, C. (2011). O controlo e disciplina na regulação do comportamento de crianças e jovens. Psicologia, Educação e Cultura., XV, 2, 245-256.
Barroso, R. (2010). Da Punição Física ao Abuso Físico: Conceptualização e Consequências Práticas. Revista Portuguesa de Ciências Criminais, 20, 2, 279-304
Barroso, R. & Machado, C. (2010). Definições, Dimensões e Determinantes da Parentalidade, Psychologica, 52, 211-230.
Barroso, R., Gonçalves, M. & Machado, C. (2008). The use of physical discipline in parenting practices: predictors in a Portuguese sample. International Journal of Psychology, 43, 3-4, 665-666.
Caballo, V., Salazar, I., Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S., Barroso, R. & CISO A Research Team (2008). Social Anxiety in 18 Nations: sex and age differences. Behavioral Psychology, 16, 2, 163-187.