Prof. Pedro SilvaProf. Pedro Silva
Professor de antropologia cultural

Professor Auxiliar do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde lecciona nos 1º e 2º ciclos de Serviço Social, assim como no doutoramento em Ciências da Cultura. Doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Licenciado em Antropologia Social pelo ISCTE-IUL. Investigador integrado do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da UTAD e investigador colaborador externo do HISTAGRA (Centro de Investigação em História Agrária e Política do Mundo Rural (USC). Os interesses de investigação centram-se no estudo de movimento sociais e conflitualidade socioambiental e mobilizações contra-hegemónicas de base popular. Ainda nesta linha, situa-se o interesse pela investigação de processo de organização comunitária e intervenção social com colectivos. O estudo dos Serviços de Ecossistema e do impacto social dos modelos de política e financiamento ambientais representam outro interesse de investigação, apontando, mais concretamente, para o estudo da participação dos diversos agentes locais na definição de sistemas de pagamento de serviços de ecossistemas.

Silva, P. G. (2013), No Rasto da Draga – Exploração mineira e protesto popular numa aldeia da Beira Baixa (1912-1980). Castro Verde: 100Luz Editora.
Madureira, L., Magalhães, P., Silva, P. G., Marinho, C., Oliveira, R. (2013), Economia dos Serviços de Ecossistema – Um guia para conhecer e valorizar serviços de agroecossistemas em áreas protegidas de montanha. Lisboa: Quercus.
Silva, P. G., Sacramento, O., Portela, J. (eds.) (2011). Etnografia e Intervenção Social – Por uma Praxis Reflexiva. Lisboa: Colibri.
Portela, J., Sacramento, O., Silva, P. G. (2011). “Olhar Aproximado: Praxis Reflexiva”. In Pedro Gabriel Silva, Octávio Sacramento, José Portela, Etnografia e Intervenção Social: Por uma Praxis Reflexiva, Lisboa: Colibri, pp. 11-46.
Gonçalves, H., Silva, P. G., Sacramento, O. (2014). “A inserção socio-laboral de mulheres abrangidas pelos dispositivos de rendimento social de inserção – estudos de caso do Norte de Portugal”. In Óscar Fernández Alvarez (ed.), Mujeres en riesgo de exclusión social y violencia de género, León: Universidad de León, pp. 365-374.
Lopes, D., Silva, P. G. (2014), “A promoção da intergeracionalidade em contexto de acolhimento institucional – notas a partir de uma experiência de intervenção”. In D’Almeida, J. L., Sousa, P., Afonso, H. (orgs.), Perspetivas Sobre o Envelhecimento Ativo. Lisboa: Editorial Caritas, pp. 115-144.
Silva, P. G. (2013), “Lobbying industrial e (des)regulamentação da actividade mineira  - notas a partir de um conflito socio-ambiental no final da I República”, UBIMuseum, 2, pp. 189-215.
Silva, P. G. (2010). “Exploração Mineira, Memória e Resistência: As Retóricas Ecológicas Populares no Conflito Entre Pequenos Proprietários Rurais e Indústria Mineira no Centro de Portugal”, Ambiente & Sociedade, Campinas/São Paulo: NEPAM/UNICAMP, pp. 65-81.
Silva, P. G. (2007), “Devastazione Ambientale e Conflitto Sociale: Il Ruolo del Ricordo e dell’Ideazzione del Paesaggio. Un Caso di Studio Portoghese”. In Luca Zarrilli (cur.), Lifescapes: Culture, Paesaggi Identitá, Milano: Franco Angeli Ed., pp. 69-89
Silva, P. G., Mendonça, V., Carvalho, C. (2004). “Education and Training for Social Professions in Portugal”. In Franz Hamburger, Sandra Hirschler, Günther Sander, Manfred Wöbcke (eds.) Ausbildung Für Soziale Berufe in Europa, Frankfurt am Main: Institut für Sozialarbeit und Sozialpädagogik, pp. 182-238