UADP
Unidade de Aprendizagem
e Desenvolvimento Profissional
Prof.ª Magda RochaProf.ª  Magda Rocha
Professora de reabilitação cognitiva
259350743
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação na Universidade Portucalense. Pós-Doutorada em Psicologia. Tem desenvolvido diversa atividade de investigação [ucp|CEGE; FPCEUP|Centro de Psicologia da Universidade do Porto, CIPD|Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento]. Exerceu funções de Orientadora de Psicólogos em Formação (alunos de licenciatura 4º ano, área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos), no âmbito do atendimento de casos clínicos no Serviço de Consulta Psicológica da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, orientadora de diversos estágios curricular (2º ciclo de Psicologia, UTAD) e de teses de mestrado (2º ciclo, UTAD; coorientação de tese de 3º ciclo, Universidade Lusófona, Porto). Membro da Comissão Editorial da Revista Electrónica de Educação e Psicologia – EduPsi. Colaborou na avaliação e no impacto de formação no projeto RHXXI (I.C.Equal: 2008) enquanto consultora de investigação, colaborou em projetos nacionais e internacionais na área da aquisição das competências transversais em alunos do Ensino Superior [Projecto PIC; Employablity and Entrepreneurship: Tuning Universities and Enterprises, no âmbito de um projeto transcultural com parceiros europeus financiado pelo ERASMUS]. Enquanto docente colaborou com a Universidade Católica do Porto, FEG, com a Universidade Lusíada Porto, com o Departamento de Psicologia e Educação da UTAD e, atualmente, desempenha funções docentes no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, detendo interesses nas áreas da Metodologia e tratamento de dados quantitativos, Pensamento Crítico, Reabilitação Cognitiva, Vinculação na adolescência, Bullying e Burnout, entre outros.

Publicações relevantes:
Rocha, M. (2008). O desenvolvimento das relações de vinculação na adolescência: associações entre contextos relacionais com pais, pares e par amoroso. Dissertação para a obtenção do grau de doutor, faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto: Portugal. http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/16132.
Rocha, M. (2014, submetido). Predictors of the acquisition and portability of transferable skills: A longitudinal Portuguese case study on Education. Higher Education
Rocha, M. (2014, submetido). Aquisição e Transposição de Competências Transferíveis no Ensino Superior: Resultados de um projeto português. Análise Psicológica
Lopes, P. J., Silva, M. H., & Rocha, M. (aceite para publicação). Escala de beneficios del aprendizaje cooperativo: construcción y estudios de validación. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación.
Rocha, M., & Guimarães, M. I. (2012). Adaptation and psychometric properties of the Student Career Construction Inventory for a portuguese sample: formative and reflective constructs. Psychological Reports: Measures & Statistics, 111(3), 1-25. DOI 10.2466/03.10.11.PR0.111.6.845-869.
Rocha, M. (2012). Transferable skills representations in a Portuguese college sample: Gender, age, adaptability and vocational development. European Journal of Psychology of Education, 27(1), 77-90. DOI: 10.1007/s10212-011-0067-4.
Rocha, M., & Matos, P.M. (2012). Componentes de apego en adolescentes portugueses. Revista Argentina de Clinica Psicologica, 21, 197-208.
Mota, C. P., & Rocha, M. (2012). Crescimento Pessoal na Adolescência e Jovem Adultícia: Separação-Individuação e o Jogo das Relações. Revista Psicologia Teoria e Pesquisa, 28(3), 357-366.
Rocha, M., & Ventura, M. (2011). Vermunt's Learning styles: searching for Portuguese college student’s functioning. Learning Styles Review, 8, Octubre, 46-70. www.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje.
Moura, O., Santos, R. A., Rocha, M., & Matos, P. M. (2010). Children’s Perception of Interparental Conflict Scale (CPIC): Factor structure and invariance across adolescents and emerging adults. International Journal of Testing. 10(4), 364-382.
Rocha, M., Mota, C.P. &, Matos, P. M. (2011). Vinculação à mãe e ligação aos pares na adolescência: O papel mediador da auto-estima/Attachment to the mother and peers’ bond in adolescence. Análise Psicológica, 2(24), 185-200.
Ventura, M., Rocha, M., & M., Amorim (setembro, 2011). TreKker Model® - Integrated skills development to curricula innovation: an exploratory study on Trekker’s impact on self beliefs/Desenvolvimento de competências integradas na inovação curricular: um estudo exploratório acerca do impacto do modelo Trekker nas crenças pessoais. FEG-UCP Série Documentos de trabalho em Gestão, Faculdade de Economia e Gestão, Universidade Católica do Porto: Pólo da Foz, Porto: Portugal. Disponível em http://ideas.repec.org/p/cap/mpaper/032011.html.
Guimarães, I. Oliveira, E. D., & Rocha, M., (setembro, 2010). Conspicuous distinction: a reading of Veblen and Bourdieu/ Distinção conspícua: uma leitura de Veblen e Bourdieu. FEG-UCP Série Documentos de trabalho em Gestão, Faculdade de Economia e Gestão, Universidade Católica do Porto: Pólo da Foz, Porto: Portugal. disponível em  http://ideas.repec.org/p/cap/mpaper/032010.html.
Rocha, M., & Ventura, M. (setembro, 2010). Yet another brick in the wall: testing the regulation of constructive learning processes/Mais um tijolo na parede: testando a regulação dos processos construtivos de aprendizagem. International Conference Employability and Entrepreneurship: Tuning Universities and Enterprises: 2nd. Edition: fs-biotech: e-book das Actas da Conferência Skills to transform the future (p. 219-231). Disponível em http://www.porto.ucp.pt/cfpee2010/.
Oliveira, E. D., Sottomayor, M., Meireles, A., Martins, A., & Rocha, M. (junho, 2010). Building up Undergraduate Skills – empirical evidence from a Portuguese University/Construindo as competências dos estudantes – evidência empírica dada através de uma universidade Portuguesa. FEG-UCP Série Documentos de trabalho em Gestão, Faculdade de Economia e Gestão, Universidade Católica do Porto: Pólo da Foz, Porto: Portugal. Disponível em http://ideas.repec.org/p/cap/mpaper/022010.html
Rocha, M., Oliveira, E. D., & Guimarães, I. (janeiro, 2010). Stakeholders perception of recruitment criteria: A Régnier’s abacus approach of market valued skills/Percepções dos intervenientes no mercado de trabalho acerca dos critérios de recrutamento: Uma abordagem segundo o ábaco de Régnier das competências valorizadas pelo mercado, FEG-UCP Série Documentos de trabalho em Gestão, Faculdade de Economia e Gestão, Universidade Católica do Porto: Pólo da Foz, Porto: Portugal. Disponível em http://ideas.repec.org/p/cap/mpaper/012010.html.
Rocha, M. & Matos, P. M. (2008). Adaptação do Student Adaptation to College Questionnaire (SACQ) a uma amostra de adolescentes de escolas regulares, profissionais e pólos de aprendizagem/Adaptation of the Student Adaptation to College Questionnaire (SACQ) to a adolescent’s sample from regular, professional and learning poles. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 20, 171-196.