Prof. José Luís D’AlmeidaProf. José Luís D’Almeida
Professor de Serviço Social

Professor Auxiliar em Serviço Social no Departamento de Economia, Sociologia e Gestão. Licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade da Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorou-se em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Foi docente da licenciatura em Serviço Social na Universidade da Madeira. Coordenador de vários projetos entre os quais se destacam: o Serviço Social nas Escolas: Tendências e Práticas Emergentes (em Curso); As Competências comunicacionais em dos Assistentes Sociais (em Curso).
As suas principais áreas de interesse são: a avaliação em Serviço Social (avaliação diagnóstica e avaliação de projectos sociais; O serviço social culturalmente sensível, nomeadamente com minorias e grupos étnicos; as competências comunicacionais dos Assistentes Sociais e o Serviço Social escolar, em escolas TEIP`s ou por contratos de Autonomia.

D`Almeida, José L; Sousa, Paula; Hélder A. (2014). (Org./coordenação cientifica) Perspectivas sobre o Envelhecimento Ativo. Lisboa. Edições Cáritas Portuguesa. ISBN: 978-972-9008-21-4
D`Almeida, José L; Sousa, Paula. (2014). Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social. Lisboa: Lidel, PACTOR (no prelo)
D`Almeida, J. L, Sousa de P. (2014) Prática de Serviço Social Culturalmente Competente. In Maria Irene Carvalho e Carla Pinto. Serviço Social, Teorias, metodologias e práticas reflexivas, Lisboa: Lidel, PACTOR (no prelo)