UADP
Unidade de Aprendizagem
e Desenvolvimento Profissional
Prof. José LopesProf. José Lopes
Coordenador da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional
259350743
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professor associado em psicologia da aprendizagem e da educação no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD. Doutorado em Psicologia. Licenciado em psicologia, especialização em psicologia educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Consultor de vários projetos na área da Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino Básico e do Ensino Secundário. Editor-chefe da Revista Electrónica de Educação e Psicologia (EduPsi). Faz parte da Comissão Organizadora e da Comissão Científica das Jornadas Pedagógicas O Professor Faz a Diferença. Tem dois registos de patentes no domínio da formação e desenvolvimento profissional de professores. As suas principais áreas de interesse são: a aprendizagem cooperativa; a avaliação formativa; as comunidades de aprendizagem; a importância do feedback professor-aluno/aluno-professor no desempenho escolar dos alunos; as dificuldades de aprendizagem; o estudo colaborativo da lição; o pensamento crítico; e a gestão pedagógica da sala de aula (como prevenir e lidar com problemas de indisciplina).

Publicações relevantes:
Lopes, J. (2002). Alunos com dificuldades de aprendizagem: da teoria à prática (5.ª ed.) Série Didáctica: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN – 972-669-300-4
Lopes, J. (2002). Desenvolvimento durante a 3.ª Infância. Implicações para o Ensino (2ª ed.). Vila Real: Série Didáctica – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN – 972-669-404-3
Lopes, J. (2002). Gestão da Sala de Aula: Como prevenir e lidar com problemas de Indisciplina (4.ª ed.). Série Didáctica: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN – 972-669-440-X
Lopes, J. (2003). Psicologia do adolescente: Implicações para o ensino. Vila Real: Série Didáctica - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN – 972-669-528-7
Lopes, J., & Silva, H. (2008). Métodos de aprendizagem cooperativa para o Jardim-de-Infância. Um guia prático para os Educadores de Infância e para os Pais. Porto: Areal Editores. ISBN – 978-989-647-038-8
Lopes, J., & Silva, H. (2009). Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o Professor. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. ISBN – 9 789727 575909
Lopes, J., & Silva, H. (2010). O Professor Faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. ISBN – 9 789727 577224
Lopes, J., & Silva, H. (2012). 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. ISBN – 9 789727 578283.
Silva, H., & Lopes. J. (2014). Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos. In Ferreira, C., Bastos, A., & Campos, H. (Org.). Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção, p. 4-18. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-175-4. Ebook. Disponível em: http://echs.utad.pt/vPT/Area2/Paginas/default.aspx
Silva, H., & Lopes, J. (2014). Eu, Professor, Pergunto. Resposta a 20 Perguntas sobre Planificação do Ensino-aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação. Lisboa: LIDEL - Pactor.
Lopes, J., & Silva, H. (no prelo). Eu, Professor, Pergunto. Respostas a 18 Perguntas sobre Ensino diferenciado, Gestão na Sala de Aula e desenvolvimento profissional e prática reflexiva. Lisboa:  LIDEL-Pactor
Ramos, R., Silva, H., & Lopes, J. (2013). A aprendizagem no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 12(2), 334-346
Pinho, E., Ferreira, C., & Lopes, J. (2013). As opiniões dos professores sobre a aprendizagem cooperativa. Revista Diálogo Educacional, v.13, n.40, p. 913-937. doi:10.7213/dialogo.educ.13.040.DS05
Lopes, J., Silva, H., & Rocha, M. (     ). Escala de Beneficios da Aprendizagem Cooperativa: Construção e estudos de validação (EBAC). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación  (peer review). (Aceite para publicação).
todos direitos reservados