Prof. José Carlos Gomes da CostaProf. José Carlos Gomes da Costa
Professor de Psicologia da Educação e da Família

Professor auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutorado em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia – EduPsi. Desenvolve trabalho de investigação e intervenção na área das crianças e jovens em risco e famílias vulneráveis.

Costa, J.C. (2014). Autoridade na família e na escola. In Carlos Ferreira, Ana Maria Bastos e Helena Campos (Org.). Práticas educativas: teorização e formas de intervenção (pp.311-321). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Costa, J.C. (2012) Relação entre o Sentimento de Competência Educativa Parental e o Rendimento Escolar dos Alunos do Ensino Básico. Atas do 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação (pp.117-133). Lisboa: ISPA
Costa, J.C. (2011) Questionnaire d’Autoévaluation de la Compétence Éducative Parentale: application sur un échantillon de parents d’adolescents portugais. Atti del XIII Congresso Internazionale de Educazione Familiare e Servizi per l’Infanzia  (pp.180-186). Firenze University Press
Costa, J.C. (2011) Estilos Parentais e Autonomia dos Filhos Adolescentes. Familia, 42 (pp. 87-103). Instituto Superior de Ciencias de la Familia /Universidad Pontificia de Salamanca