UADP
Unidade de Aprendizagem
e Desenvolvimento Profissional
Prof. Joaquim José Jacinto EscolaProf. Joaquim  José Jacinto Escola
Professor de Comunicação e Tecnologia Educativa
259350000
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professor auxiliar do departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorado em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2003). Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra (1987-1991). Licenciado em Filosofia - ramo de formação educacional (1989-1990) e Licenciado em Filosofia (1982-1986) pela universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se na Comunicação e Tecnologia Educativa, Educação para os Media, Didática da Filosofia e Filosofia da Educação.
Conferencista convidado em reuniões científicas nacionais e internacionais. Revisor científico em revistas nacionais e estrangeiras. Perito Externo TEIP. Consultor Científico do Projeto Tutoria Digital. Membro integrado do Centro de Investigação da FCT do IF da Universidade do Porto.

Publicações relevantes:
ESCOLA, Joaquim (2011) Gabriel Marcel. Comunicação e Educação. Porto: Edições Afrontamento, (ISBN: 978-972-36-1141-1), 570 p.
ESCOLA, J., Raposo Rivas, M., Martinéz, M. E., Aires, A. P. (coord) (2013) Desafios éticos na sociedade tecnológica : respostas às necessidades educativas especiais e educação para  os média. Editora Andavira: Santiago de Compostela (ISBN: 978-84-8408-725-0), 347p.
Raposo Rivas, M.; ESCOLA, J.; Martinéz Figueira, M. E. & Aires, A. P. (coord) (2013). As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades. Santiago de Compostela: Editora Andavira. (ISBN: 798-84-84-8406-722-9).350 p.
ESCOLA, J., Raposo Rivas, Aires, A. P. M., Martinéz Figueira, M. E. (coord)  (2014) Rumo à Inclusão Educacional e Integração das TIC na Sala de Aula. Editora Andavira: Santiago de Compostela (ISBN: 978-84-8408-725-0), 748 p.
Nascimento, Robéria, Oliveira, Verónica, ESCOLA, Joaquim (coord) (2014) Conhecimento, Sociabilidade e Humanidade: Prenúncios De um Novo Tempo. Editora da Universiade Estadual da Paraíba: Campina Grande (no prelo).
ESCOLA, J. (2006) “Esperança”, in Adalberto Dias de Carvalho (org) Dicionário Temático de Filosofia da Educação, Porto Editora: Porto, pp. 147-152; (ISBN: 978-972-0-05279-7).
ESCOLA, J. (2006) “Pessoa”, in Adalberto Dias de Carvalho (org) Dicionário Temático de Filosofia da Educação, Porto Editora: Porto, pp. 287-291; (ISBN: 978-972-0-05279-7).
ESCOLA, J. (2007), «A Fractura digital em Portugal» in Cid Fernández, Xosé Manuel, Rodríguez, Xesús Rodríguez (Coord) A Fenda Dixital y sus Implicacións Educativas, Nova Escola Galega, pp. 95-110; (ISBN: 978-84-611-6458-5).
ESCOLA, J. (2007), «A Comunicação Educativa e os Desafios da Sociedade do Conhecimento», in  Cid Fernández, Xosé Manuel, Rodríguez, Xesús Rodríguez (Coord) A Fenda Dixital y sus Implicacións Educativas, Nova Escola Galega, pp. 307-317. (ISBN: 978-84-611-6458-5).
ESCOLA, J. (2007), «As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Animação Sócio-cultural em Tempos de Incerteza e Globalização» in Cid, Xosé Manuel, Peres, A. Educación Social, Animación Sociocultural y Desarrollo Comunitário, Vol. I, Universidade de Vigo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social, pp.101-107; (ISBN: 978-84-8158-349-6).
ESCOLA, Joaquim (2008) “Tecnopolis: (des)encontro e (in) comunicação. A poética da cidade.” In Pereira, Paula Cristina (Org.) (2008) A Filosofia e a Cidade. Campo das Letras: Porto, pp. 43-70. (ISBN: 978-989-625-535-0).
ESCOLA, Joaquim (2010) “Comunicação e Comunhão em Gabriel Marcel” in Adalberto Dias de Carvalho (2010) Contemporaneidade Educativa e Interpelação Filosófica. Edições Afrontamento: Porto, pp. 103-123. (ISBN 978-972-36-1098-7).
ESCOLA, Joaquim (2010) “Ensinar a ver: educação para a cidadania na telepolis” in Emanuel Oliveira Medeiros (2010) A Educação como Projecto. Desafios de Cidadania. Edições Instituto Piaget: Lisboa, pp. 79-109. (ISBN: 978-989-659-067-3).
ESCOLA, Joaquim (2011) “Paulo Freire e Gabriel Marcel. Pedagogia da Comunicação como Prática de emancipação” in António Joaquim Severino, Cleide Rita Silvério de Almeida, Marcos António Lorieri (2011) Perspectivas de Filosofia da Educação. Editora Córtez: São Paulo, pp. 132-137. (ISBN: 978-85-249-1729-5).
ESCOLA, Joaquim (2011) “As Tecnologias da Informação e Comunicação: Responsabilidade social e sociedade educativa”  in  Cid Fernández, Xosé Manuel, Rodríguez, Xesús Rodríguez (Coord) A Fenda Dixital: As TIC entre a escola e a comunidade, Nova Escola Galega, pp. 67-85. (ISBN: 978-84-8408-143-2).
ESCOLA, Joaquim & FLORES, P. (2011) “Boas Práticas: conceitos e experiência no 1º ciclo do Ensino Básico”  in  Cid Fernández, Xosé Manuel, Rodríguez, Xesús Rodríguez (Coord) A Fenda Dixital: As TIC entre a escola e a comunidade, Nova Escola Galega, pp. 215-224. (ISBN: 978-84-8408-143-2).
ESCOLA, Joaquim (2012) “Da Solidão à solidariedade e à comunhão. a construção da relação no ciberespaço. uma interpelação a partir de GABRIEL MARCEL e PAUL VIRILIO" in Adalberto Dias de Carvalho (2012) A Solidão nos limiares da pessoa e da solidariedade, Edições Afrontamento: Porto, pp. 147-156 (ISBN: 978-972-36-1257-8).
ESCOLA, Joaquim (2012) “Tecnopolis: Desafios cívicos em Tempos de Crise” in Paula Cristina Pereira (2012) Espaço Público. Variações Críticas sobre a urbanidade. Edições Afrontamento: Porto; pp. 133-147 (ISBN: 978-972-36-1282-0).
ESCOLA, J. (2007), «Para uma ética da informática» in Revista Itinerários da Filosofia da Educação, nº 5 (1º semestre de 2007), pp. 31-52. (ISNN: 1646-1959).
FLORES, P. Q. & ESCOLA, J. (2007), «O Papel das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Construção da Cidadania: a plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico». In Observatório (OBS* Journal, 8 (2009), pp. 077-096. (ISSN: 1646-5954/ERC123483/2009).
ESCOLA, J. (2008) “Maria Montessori e Gabriel Marcel: Educadores em Tempos Sombrios”  in Revista Itinerários de Filosofia da Educação, nº 6,  (2º semestre), pp. 81-96 (ISNN: 1646-1959)
ESCOLA, J. (2009), «Tecnopolis: habitar na nova cidade de cristal», in Argumentos de Razón Técnica — Revista Española de Ciência Tecnologia y Sociedad, y Filosofia de la Tecnologia (Série Especial, nº2), pp. 221-234 (ISSN: 1139-3327).
Reis, G.;  Cabral, L.;  Peres, E.;   Bessa, M.;  Valente, A.;  Morais, R.;  Soares, S.; Batista, J.; Aires, A. P.; ESCOLA, J.; Bulas-Cruz, J. &  Reis, M. (2010). “Using information technology based exercises In primary mathematics teaching of children with cerebral palsy and mental retardation: a case study.” Turkish Online Journal of Educational Technology, volume 9, pp. 106-118.
Reis, M. C., Peres, E., Morais, R., ESCOLA, J. (2013). Using Problem-Based Learning to help Portuguese students make the Bologna transition.  Journal of Problem Based Learning in Higher Education, vol. 1, no. 1, pp. 135-150.