Prof.ª Inês RelvaProf.ª Inês Relva
Professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Família

Assistente Convidada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Psicologia, especialidade Psicologia Forense, pela Universidade de Coimbra. Pós-Doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia – EduPsi. As suas áreas de interesse são: a família, em especial destaque os irmãos; a parentalidade; as crianças e jovens em risco; a violência intra (sobretudo a violência entre irmãos) e extra-familiar. Tem publicações em revistas especializadas internacionais e tem participado em eventos na área de especialização.

Relva, I. C., Alarcão, M., & Fernandes, O. M. (on press) Rivalidade ou violência? A perceção de estudantes universitários vítimas de violência por parte de irmãos. Psicologia: Teoria e Pesquisa.
Relva, I. C., Fernandes, O. M., & Alarcão, M. (2012). Violência entre irmãos: Uma realidade desconhecida, Interamerican Journal of Psychology 46(3), 205 - 214.
Relva, I. C., Fernandes, O. M., Alarcão, M., & Martins, A., (on press). Estudo exploratório da violência entre irmãos em Portugal. Psicologia: Reflexão e Crítica.
Relva, I., Fernandes, O. M., & Costa, R. (2013). Psychometric Properties of Revised Conflict Tactics Scales: Portuguese Sibling Version (CTS2-SP). Journal of Family Violence 28(6), 577 - 585. doi: 10.1007/s10896-013-9530-08
Relva, I. C., Fernandes, O. M., & Mota, C. P. (2013). An exploration of sibling violence predictors. Journal of Aggression, Conflict and Peace Research, 5(1), 47 - 61. doi: 10.1108/17596591311290740