Prof. Francisco M. S. CardosoProf. Francisco M. S. Cardoso
Professor de Psicologia clínica

É professor no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD. Licenciado em psicologia, mestre em psicologia clínica, com tese sobre a ‘depressão e dimensões de personalidade; pós-graduado em psicoterapia cognitivo-narrativa e em avaliação psicológica forense. Doutor em Psicologia, com tese sobre o sistema afetivo e emoções. Foi bolseiro do Instituto Irene Lisboa e da FCT. Na UTAD, ingressou em 2003, foi Vice-coordenador na lic. Serviço Social (2006), diretor dos cursos de Psicologia e membro do conselho pedagógico (2005-2006; 2009-2011). Entre as suas publicações contam-se as seguintes reflexões, selecionadas, sobre problemas do comportamento, Psicologia clínica e Psicofísica das emoções.

Cardoso, F., Matsushima, E., Kamizaki, R., Oliveira, A., Da Silva, J. (2001). The Measurement of Emotional Intensity: A Psychophysical Approach. In E. Sommerfeld, R. Kompass, T. Lachman (Eds.), Book of Proceedings of the International Society for Psychophysics (pp. 332-337). Leipzig: PABST
Cardoso, F., Oliveira, A., Teixeira, M., & da Silva, J. A. (2002). Constrained inverse scaling of emotional intensity: How natural is bipolarity? In Da Silva, Elton Matsushima & Nilton Ribeiro (Eds.). Book of Proceedings of the International Society for Psychophysics (pp. 332-338). Rio de Janeiro: Legis Summa.
Fonseca, A. C.; Ferreira, J. A. G.; Simões, A.; Rebelo, J.A.; Cardoso, F; Temudo, P. (1994) - Hyperactivity and conduct disorder among Portuguese children and adolescents: Data from parents and teachers' reports. In. J. Seargent (Ed.), Eunethydis: European approach to hyperactivity. Zurich: Taunbe.
Caballo, V. E., Salazar, I. C., Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S. G., (…) Cardoso, F. & CISO-A Research Team (2012). The multidimensional nature and multicultural validity of a new measure of social anxiety: the Social Anxiety Questionnaire for Adults (SAQ-A30). Behavior Therapy, 43, 313-328. [Impact Factor 2.6]
Caballo, V., Salazar, I., Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S., (…) Cardoso, F. & CISO A Research Team (2008). Social Anxiety in 18 Nations: sex and age differences. Psícologia Conductual, 16, 2, 163-187. [Impact Factor 0.226]
Caballo, V. E., Salazar, I. C.,  Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S. G. (…), Cardoso, F. y CISO-A Research Team (2014). Differences in social anxiety between men and women across 18 countries. Personality and Individual Differences, 64, 35-40. doi:http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2014.02.013.