Prof. Eduardo Chaves Prof. Eduardo Chaves
Professor de Educação Especial

Professor auxiliar em psicologia da educação no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD. Investigador na área da Educação Especial. Revisor da Revista Electrónica de Educação e Psicologia (EduPsi) para a área da Educação Especial. Membro da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC). As suas principais áreas de interesse são a intervenção em crianças com Défice de Atenção com Hiperatividade, a inclusão, crianças com problemas de aprendizagem e comportamento, dislexia, comunicação alternativa e aumentativa, intervenção em crianças com problemas cognitivos.

Cruz, E. (1999). Hiperatividade e Dificuldades de Aprendizagem: análise e técnicas de recuperação. Série Didática. Ciências Aplicadas nº.127. UTAD.
Cruz, E. (2000). Avaliação e Intervenção em Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Série Didática. Ciências Aplicadas nº.136. UTAD.
Cruz, E. (2000). Leitura e Dislexia: análise e técnicas de recuperação. Série Didática. Ciências Aplicadas nº136. UTAD.
Cruz, E. (2001). Introdução à Educação Especial: um modelo prático para professores. Série Didática. Ciências Aplicadas nº.156. UTAD
Cruz, E. (2001). O ensino de Alunos com Problemas de Aprendizagem e Comportamento: a gestão das dificuldades ligeiras e moderadas em contextos inclusivos. Série Didática. Ciências Aplicadas nº.165. UTAD.
Cruz, E. (2006). “Padrões de Interação Mãe Criança com Paralisia Cerebral e o Uso dos Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação”. Editorial do Ministério da Educação.
Cruz, E. (2008). Procedimentos de avaliação e intervenção em crianças com défice de atenção com hiperatividade. Série Didática. Ciências Aplicadas nº 75. UTAD.
Cruz, E. (2009). História e Teorias da Psicologia. Série Didática. Ciências Aplicadas nº379. UTAD.
Cruz, E., Bianchi, J., & Bertelli, R., (2011). Attitudes towards Augmentative and Alternative Communication for young children with Cerebral Palsy. Acta Scientiarum, v.33, (2) 273-279.
Cruz, E., Bertelli, R., & Bianchi, J. (2010). Perspetivas recentes no tratamento do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Revista de Educação Especial, 23 (36) 11-26.
Cruz, E., Bianchi, J., & Bertelli, R. (2009). Padrões de interação entre cuidador e criança (dois a sete anos de idade) com necessidades de comunicação complexas e com Paralisia Cerebral e usuária de Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação. Revista de Educação Especial, 22, (33) 11-30.
Bertelli, R., Vasconcelos-Raposo, J., Bianchi, J.J.P., Fernandes, H.M., & Cruz, E. C. (2011). Associação entre atividade física, envelhecimento e demência. Acta Médica Portuguesa. II Série Número 5.
Bertelli, R., Bianchi, J.J.P., & Cruz, E.C. (2009). Revisão para psicólogos da segunda causa mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. Revista Motricidade, 5 (2), 49-62. ISSN 1646-107X.
Bertelli, R., Bianchi, J.J.P., & Cruz, E.C. (2010). Revisão do conhecimento atual sobre a demência com corpos de Lewy. CIDESD: Boletim Informativo do Grupo da Saúde, 2 (1), 7. ISSN 1647-3388.
Cruz, E.C., Bianchi, J.J.P., & Bertelli, R., (2010). Crianças com paralisia cerebral e usuárias de Sistemas Alternativos e Aumentativos de comunicação. CIDESD: Boletim Informativo do Grupo da Saúde, 2 (1), 5. ISSN 1647-3388.
Bertelli, R., Cruz, E.C., Vasconcelos-Raposo, J., & Fernandes, H. M. (2010). Neurobiologia da Hiperatividade e empowerment aos pais. CIDESD: Boletim Informativo do Grupo da Saúde, 2 (2), 3. ISSN 1647-3388.
Esteves, L. M., Cruz, E. C., Bertelli, R. (2013). Níveis de envolvimento de uma criança com Síndrome de Down em contextos de inclusão e educação especial. Revista de Educação Especial, 45, (26), 31-43.
Marafão, A., Cruz, E. C., & Bertelli, R. (2013). Sistema de economia de fichas associado ao custo da resposta aplicados aos comportamentos de sala de aula de adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista de Educação Especial, 46, (26), 229-244.