Prof.ª Cristina AntunesProf.ª Maria Cristina Antunes
Professora de orientação Aconselhamento vocacional

Professora adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutoramento em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foi diretora do mestrado – curso de 2º ciclo-Desenvolvimento Humano e Saúde, na ESEnfVR, mestrado organizado em consórcio com a Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Bragança e Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi vice-diretora do mestrado (curso de 2º ciclo) de Psicologia da Educação na Universidade de Trás-os-Montes, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação e Psicologia. Presidente do Conselho Pedagógico da EsenfVR – UTAD (2006-2010). Integra o grupo de missão para a Estratégia da UTAD, liderado pelo vice-reitor Professor Doutor Artur Arede Cristóvão. As suas principais áreas de investigação são: (a) Perceção de competência parental (satisfação e autoeficácia) e relação com o comportamento das crianças do 1º ciclo; (b) Perceção dos adolescentes em relação às atitudes dos pais e relação com a sua competência escolar, autoconceito, autoeficácia, procrastinação, comportamento adaptativo/disruptivo, motivação e resiliência; (c) Saúde e estilos de vida (consumos e comportamentos adaptativos) dos adolescentes e jovens universitários e relação com estilo cognitivo otimista.

ANTUNES, C. & Pinto, B. (2013). Atitudes e comportamentos alimentares: Fatores de risco em estudantes universitários. Atas do VIII Simpósio nacional de investigação em psicologia (pp. 916-924).Disponível em https://www.viiisnip2013.com/livro_atas.pdf
ANTUNES, C. & Ferreira, M.S. (2013). Exercício físico, perceção geral de saúde e otimismo em jovens universitários. Atas do II Congresso Ibero-Americano/III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. ISBN: 978-989-20-3934-3.
Leitão, K. C. & ANTUNES, C.  (2013). Otimismo, atividade física e comportamento alimentar em jovens universitários. Atas do II Congresso Ibero-Americano/III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. ISBN: 978-989-20-3934-3.
Barreira, I., ANTUNES, C. & Rodrigues, V. (2013). Parental behavior and sexual attitudes in adolescents. Atención Primaria,  45 (Espec Cong 1), pp. 7. http://zl.elsevier.es/es/revista/atencion-primaria-27
Jesus, S. & Antunes, C. (2012). Relação entre a vinculação aos pais, o suporte social e o rendimento escolar em adolescentes do 9º ao 12º ano. In L. Almeida; B. D. Silva & A. Franco (Orgs.), Livro de Atas do II seminário internacional “contributos da psicologia em contextos educativos”(pp. 584-593). Braga: CIED. Disponível em http://webs.ie.uminho.pt/iisicpce/atas.pdf.
Lebreiro, M. J. & Antunes, C. (2012). Relação entre perceção das atitudes parentais, a autoestima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário. In L. Almeida; B. D. Silva & A. Franco (Orgs.), Livro de Atas do II seminário internacional “contributos da psicologia em contextos educativos”, (pp. 262-276). Braga: CIED. Disponível em http://webs.ie.uminho.pt/iisicpce/atas.pdf.
Afonso, A., Costa, J.C.G., & Antunes, C. (2012). Relação entre o sentimento de competência educativa parental e o rendimento escolar dos alunos do ensino básico. In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 117-133) . Livro digital de Atas do XII Colóquio Internacional de Psicologia e educação do ISPA (ISBN 978-989-8384-15-7).
Antunes, C. & Mota, A.P. (2012). Relação entre estratégias de coping e burnout nos profissionais de saúde. In A. Lobo; A. Gonzalez; A. Carvalho; C. Rodrigues; C. Antunes, M. J. Monteiro; M. Z. Alves.; & V. Rodrigues, Livro de Atas do Seminário Internacional “Contextos de Investigação em saúde”, pp. 249-262.
Carneiro, E. & Antunes, C. (2012).  Motivação dos enfermeiros: Relação com o comportamento do chefe de equipa. In A. Lobo; A. Gonzalez; A. Carvalho; C. Rodrigues; C. Antunes, M. J. Monteiro; M. Z. Alves.; & V. Rodrigues, Livro de Atas do Seminário Internacional “Contextos de Investigação em saúde” (pp. 345-358).
Costa, J.G; Antunes, C.; Além, A.; Gouveia, L.; Castro, E.; Azevedo, C. (2011). Questionnaire d’autoévaluation de la competénce éducative parentale (Terrisse & Trudele, 1998): application sur un échantillon de parents d’adolescents portugais. In Catarsi, E. & Pourtois, J-P. (Eds.), XIII Congresso Internazionale – Educazione familiare e servizi per l’infanzia (Tomo primo). 17-19 de novembro, Florença. Livro de Actas (pp. 180-186).
Antunes, C.,  & Fontaine, A.M. (2010). Adaptação de uma escala de avaliação do suporte social – NOS (Network Orientation Scale). In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. (pp. 15-29). Recuperado de http://www.actassnip2010.com.
Antunes, C. & Fontaine, A.M. (2007). Gender differences in the causal relation between adolescents’ maths self-concept and scholastic performance. Psychologica Bélgica, vol. 47, nº 1-2, 71-93.
Fontaine, A. M & Antunes, C. (2007). Famille et resilience en milieu scolaire: L’influence des attitudes parentales sur l’estime de soi et les resultats scolaires des adolescents. In B. Cyrulnik, &J.P. Pourtois (Eds.). École et résilience (pp 299-325). Paris: Odile-Jacob.