Prof. Carlos TorresProf. Carlos Torres
Professor de Bioética

Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Vila Real – UTAD. Doutoramento em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa.  Mestrado em Filosofia com especialização em Bioética na Faculdade de Filosofia-UCP. Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Viseu. Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Viseu. Membro colaborador do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) da UTAD, desde 2008. Colabora com o Gabinete de Investigação em Bioética do Instituto de bioética da UCP, fazendo parte de equipa de “Bioética e saúde” desenvolvendo atividade na linha de investigação: Questões éticas em saúde: Justiça e equidade. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas da educação sexual (abordagem ética), da bioética (temas como aborto, eutanásia, etc.), da educação para a saúde (prevenção e intervenção de acidentes).

Almeida CMT, Rodrigues VMCP, Escola JJJ. (2013). The representations of human vulnerability held by health workers – development and validation of a scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem. jan.-fev. 21(Spec):p 29-37
Almeida, Carlos T (2007). Da Indiferença à proximidade. Contributos de Emmanuel Lévinas para uma nova Ética. Coimbra: Gráfica de Coimbra. IBSN 978-972.603-412-4
Almeida, C.; Rodrigues, V.; Rodrigues, V.; Reis, F.; Barroso, I.;et all.(coord). Autonomia, Vulnerabilidade e (Bio)Ética. Vila Real:ESEnfVR-Utad. ISBN: 978-972-97739-6-9.
Almeida, C. T., Rodrigues, V., Carvalho, A., Almeida, A., & Castro, J. (2012). Técnica/Humanismo - Um equilíbrio necessários no ensino em saúde. In: Membiela, P.; Casado, N.;Cebreiros, M.I.(org). - La Docencia Universitaria em el contexto educativo actual. Educacion Editora. ISBN:978-84-15524-08-3.pp.387-390.
Carvalho, A., Almeida, C. T., Rodrigues, V., Almeida, A., & Castro, J. (2012). A Transposição Didáctica Interna como instrumento de avaliação do processo de ensino aprendizagem. In: Membiela, P.; Casado, N.;Cebreiros, M.I.(org). Investigaciones sobre Docencia Universitaria e nuevas metodologias. Educacion Editora. ISBN:978-84-15524-02-1.pp.313-316.
Raimundo, F.; Santos, M.J.; Sousa, M.; Figueiredo, A.; Valentim, F.; Torres Almeida, C. & Castro, J.(2012). A importância da educação pré-natal na adesão ao aleitamento materno. In: Lobo, A.; Gonzalez, A.; Carvalho, A.; Rodrigues, C.; Antunes, C.; Monteiro, M.;Alves, M. &Rodrigues, V. –Contextos de Investigação em saúde. Edição: Escola Superior de Enfermagem Montalvão Machado.ISBN:978-989-97708-0-5. pp. 182-193
Castro, J.; Barroso, I.& Almeida, C. (2012). A importância da Formação Ética na perspectiva dos Estudantes de Enfermagem. In: Lobo, A.; Gonzalez, A.; Carvalho, A.; Rodrigues, C.; Antunes, C.;Monteiro, M.; Alves, M. &Rodrigues, V. –Contextos de Investigação em saúde. Edição: Escola Superior de Enfermagem Montalvão Machado.ISBN:978-989-97708-0-5. pp. 551-564
Almeida, C.; Rodrigues V.; Escola, J. (2012). Perfil dos Atributos do Cuidar em Estudantes e Profissionais de Enfermagem. In: Lobo, A.; Gonzalez, A.; Carvalho, A.; Rodrigues, C.; Antunes, C.; Monteiro, M.; Alves, M. &Rodrigues, V. –Contextos de Investigação em saúde. Edição: Escola Superior de Enfermagem Montalvão Machado. ISBN:978-989-97708-0-5. pp. 577-589