Prof. Carlos FerreiraProf. Carlos Alberto Ferreira
Professor de avaliação e desenvolvimento curricular

Professor Auxiliar da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutoramento em Educação/Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Teoria do Currículo e Desenvolvimento Curricular, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciatura em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Áreas de interesse de investigação: Currículo; Avaliação; Trabalho de projeto.

Ferreira, C. A. (2006). A avaliação formativa vivida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40-3, pp. 71-94.
Ferreira, C. A. (2007). A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula. Porto: Porto Editora.
Ferreira, C. A. (2010). Vivências de Integração Curricular na Metodologia de Trabalho de Projecto. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (Universidade de Coruña- Espanha), 18 (1), pp. 91-105.
Ferreira, C. A. (2010). Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal. Educar em Revista (Universidade Federal do Paraná- Brasil), 37, Maio/Agosto, pp. 211-239.
Ferreira, C. A. (2012). A formação em trabalho de projecto: uma outra forma de aprender a ensinar. In Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros (Eds.). Experiencias Docentes Innovadoras en la Educación Superior. Ourense: Educación Editora, pp. 27- 32.
Ferreira, C. A. (2012). Prática de Avaliação da Aprendizagem que Ajuda Futuros Professores a Aprender a Ensinar. In Loreto Del Río Bermúdez; Inmaculada Teva Álvarez (Comps.). Libro de Capítulos do IX Foro Internacional Sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES 2012). Granada: Asociación Española de Psicologia Conductual, pp. 1012- 1017.
Ferreira, C. A. (2013). Uma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Universidade de Sorocaba-Unicamp- Campinas, Brasil), 18 (3), pp. 685-707.
Pinho, E. M.; Ferreira, C. A. & Lopes, J. P. (2013). As Opiniões de Professores Sobre a Aprendizagem Cooperativa. Revista Diálogo Educacional (Curitiba- Brasil), v. 13, nº 40, pp. 913-937.
Ferreira, C. A., Bastos, A. M. & Campos, H. (2014) (Org.). Práticas educativas: Teorização e formas de intervenção. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível em http://echs.utad.pt/vPT/Area2/Paginas/default.aspx.