Prof. Armando LoureiroProf. Armando Loureiro
Professor de sociologia da educação

Professor auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutoramento em Ciências da Educação - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestrado em Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciatura em Sociologia - Universidade da Beira Interior, Portugal. Centro de Investigação CIIE da UP, inserido na  área programática 2. Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de Educação. Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais. Diretor do Mestrado em Ciências da Educação/Especializações em Educação de Adultos, Administração Educacional e Supervisão Pedagógica. Interesses de investigação Educação e Formação de Adultos; Educação permanente; Sociologia da Educação; Conhecimento e aprendizagem profissional; Desenvolvimento local.

Loureiro, Armando, & Caria, Telmo H. (2013). To learn and to construct knowledge in the context of work with adult education: A Portuguese case study. International Journal of Lifelong Education, 32(2), 149-164. doi:10.1080/02601370.2012.73397. Scopus
Loureiro, Armando (2012). ‘Novos’ territórios e agentes educativos em sociologia da educação: O caso da educação de adultos ['New' territories and educative agents in Sociology of Education: The case of adult education]. Revista Lusófona da Educação, 20(20), 123-139. Scopus
Loureiro, Armando, Costa, Maria Isabel, & Caria, Telmo H. (2011). O trajecto profissional de adultos com formação académica elevada: O caso de técnicos do terceiro sector em Portugal [Highly qualified adults professional route: The case of third sector workers in Portugal]. Educação em Questão (BR), 41(27), 59-80.
Loureiro, Armando, & Cristóvão, Artur (2010). The official knowledge and adult education agents: An ethnographic study of the adult education team of a local development-oriented non-governmental organisation in the North of Portugal. Adult Education Quarterly, 60(5), 419-437. JCR ; Scopus
Loureiro, Armando (2010). Um centro de educação e formação de adultos que aprende [A centre of adult education and development that learns]. Educação em Revista (BR), 26(2), 43-64.
Loureiro, Armando, & Cristóvão, A. (2009). The use of the official pedagogical discourse by adult education agents: From reproduction to recontextualisation. In M. Bron Jr. et al. (Eds.), The state, civil society and citizen: Exploring relationships in the field of adult education in Europe (pp. 197-212). Frankfurt: Peter Lang.
Loureiro, Armando (2008). As organizações não governamentais de desenvolvimento local e sua prática educativa de adultos: Uma análise no norte de Portugal [Non-governmental local development organizations and their educative practice with adults: an analysis of their activities in the north of Portugal]. Revista Brasileira de Educação, 13(38), 221-238. Scopus
Loureiro, Armando, & Cristóvão, Artur (2008). A relação dos técnicos de educação de adultos com o discurso pedagógico oficial: Um caso a norte de Portugal [The relation between adult education agents and the official pedagogical discourse: A case study in northern Portugal]. Educação & Sociedade, 29(105), 1113-1135. Scopus