Prof.ª Ana Paula AiresProf.ª Ana Paula Aires
Professora de Educação Matemática

Professora auxiliar do departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Educação Matemática pela Universidade de Salamanca, mestre em Matemática e licenciada em Matemática (ramo Educacional) pela Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se na Educação Matemática, com especial incidência sobre a Didática da Matemática, a História do Ensino da Matemática, Formação de professores e Tecnologias no ensino e aprendizagem.
Membro integrado do centro de investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Aires, A. P. & Santiago, A. (2014). Os programas de matemática do ensino liceal. In J. M. Matos & A. J. Almeida (Coords.), A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974), (pp.71-91). Caparica: UIED.
Raposo Rivas, M.; Escola, J.; Martinéz, M. E. & Aires, A. P. (2013). As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades. Santiago de Compostela: Editora Andavira.
Escola, J.; Raposo Rivas, M.; Martinéz, M. E. & Aires, A. P. (2013). Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. Santiago de Compostela: Editora Andavira.
Aires, A. P. & Santiago, A. (2012). Las derivadas: Análisis del libro de texto de la enseñanza secundaria en Portugal con sus primeras aplicaciones. Épsilon - Revista de Educación Matemática, Vol. 29(3), nº 82, 9-22.
Aires, A. P. & Campos, H. (2011). Construção intuitiva do conceito de medida. In P. Palhares, A. Gomes & E. Amaral (Coords.), Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico (pp. 47-62). Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.
Aires, A. P. & Campos, H. (2011). Organização e consolidação do conceito de medida. In P. Palhares, A. Gomes & E. Amaral (Coords.), Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico (pp. 63-92). Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.
Reis, G.; Cabral, L.; Peres, E.; Bessa, M.; Valente, A.; Morais, R.; Soares, S.; Batista, J.; Aires, A. P.; Escola, J.; Bulas-Cruz, J. & Reis, M. (2010). Using information technology based exercises In primary mathematics teaching of children with cerebral palsy and mental retardation: a case study. Turkish Online Journal of Educational Technology, 9, 106-118.
Aires, A. P. & Sierra, M. (2008). A noção de derivada nos manuais escolares do século XX. In L. Menezes; L. Santos; H. Gomes & C. Rodrigues (Orgs.), Avaliação em matemática: problemas e desafios (pp. 195-207). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.