Prof.ª Ana Maria BastosProf.ª Ana Maria Bastos
Professora de Tecnologias de Informação e Comunicação

Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutoramento em Ciências da Educação (UTAD, 2011). Mestrado em Educação/Tecnologias Educativas (Universidade do Minho, 2003). Licenciatura em Supervisão Educativa (ISCE, 1997). Bacharelato em 1º Ciclo do Ensino Básico (Magistério Primário, 1988). Membro do Conselho Pedagógico, da Escola de Ciências Humanas e Sociais, UTAD. Diretora dos Mestrados em “Educação Pré-Escolar”/ “Ensino do 1º CEB”/ “Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB”/” Ensino do 1º e 2º CEB”/ “Ensino da Informática”. Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia – EduPsi.  Orientadora dos Estágios e Relatórios de Estágio no âmbito dos Mestrados de Habilitação para a Docência (M2 a M4). Centro de Investigação: Instituto de Filosofia, Universidade do Porto. As suas principais áreas de interesse são: Ciências da Educação; Supervisão Educativa; Comunicação e Tecnologias Educativas.

Bastos, A. & ESCOLA, J. (2013). A Formação de Professores do 1º CEB em TIC: um estudo no concelho de Vila Real. In Joaquim Escola; Manuela Raposo Rivas, Esther Martinéz & Ana Paula Aires (Coords.), Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 97-112 (ISBN: 978-84-8408-725-0).
Bastos, A. & Escola, J. (2013). A Integração das TIC em Contexto de Estágio no 1º CEB: uma Experiência na Área de Projeto. In XII SYMPOSIUM INTERNACIONAL SOBRE EL PRACTICUM Y LAS PRÁCTICAS EN EMPRESAS EN LA FORMÁCION UNIVERSITARIA, Poio, 2013. Pontevedra: Universidades de Santiago de Compostela, Vigo y A Coruña. 1185-1193.
Bastos, A.; Alves, P. & Pinto, M. (2013). As potencialidades pedagógicas das ferramentas Web 2.0: o caso do Go!Animate no 1º Ciclo do Ensino Básico. In ATAS DAS II JORNADAS PEDAGÓGICAS O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA NO DESEMPENHO ESCOLAR, Escola Superior de Enfermagem - UTAD. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pp. 219-237.
Bastos, A. & Escola, J. (2013). As TIC: os Desafios da Escola Informada. In IV CONGRESSO DA SOFELP – SOCIEDADE DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA “INTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO E ENCONTRO DE PESSOAS E POVOS”, 2013. Cabo Verde: Universidade de Santiago.
Bastos, A. & Escola, J. (2012). A Integração das TIC pelos Professores do 1º Ciclo, Concelho de Vila Real. In “ticEDUCA 2012, II Congresso Internacional de TIC e Educação”. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 145-162 (ISBN 978-972-704-075-7)