Prof.ª Alice Margarida SimõesProf.ª Alice Margarida Simões
Professora de psicopatologia do adulto e psicologia da justiça

Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Psicologia na área da “Psicopatia na Adolescência” pela Universidade da Beira Interior. Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia (EduPsi). Os seus principais interesses de investigação são nas áreas: toxicodependências; relação entre comportamentos psicopáticos em crianças, adolescentes e vinculação; ansiedade e depressão

Vasconcelos–Raposo, J., Alves, L., Salgado, A. & Simões, M. (2006). Caracterização dos padrões de consumo de bebidas alcoólicas nos distritos de Bragança e Vila Real. Relatório submetido ao Ministério da Saúde (ARS Norte). UTAD – Vila Real. 395 pp.
Simões, M., Gonçalves, Rui Abrunhosa & Lopes, J. (2010). Adaptação do “Youth Psychopathic Traits Inventory (YPI): Estudo Preliminar. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal. Associação Portuguesa de Psicologia, 4 a 6 de Fevereiro de 2010. (pp. 30-34).
Simões, M., Gonçalves, Rui Abrunhosa & Lopes, J. (2010). “Youth Psychopathic Traits Inventory (YPI). 57, p. 76. 20th Conference of the European of psychology and law. Gottenburg, 15-18. June 2010.
Simões, M., Gonçalves, Rui Abrunhosa (20013). “Attachment Patterns and Psychopathy in Adolescence: A Study with a Sample of Portuguese Teenagers”. Pp.303-304. XXXIIIRD International congress on Law and Mental Health. Amsterdam.