O feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para melhorar a aprendizagem
O feedback tem impacto imediato na melhoria dos resultados escolares e na diminuição do insucesso, absentismo escolar e dos problemas de indisciplina. O feedback está mais profunda e consistentemente relacionado com o desempenho escolar do que qualquer outro comportamento de ensino e quando é usado em mudanças no ensino e na aprendizagem, a maioria dos alunos pode atingir o mesmo nível de sucesso dos alunos com melhor rendimento. Falhas neste domínio prejudicam todos os outros esforços realizados a nível do currículo, da avaliação e do ensino.
Modalidade: Ensino presencial
Formadores:
Módulo 1 – Iniciação
Objetivos:
­    Adquirir conhecimentos básicos sobre feedback
­    Compreender a importância do feedback no processo de ensino-aprendizagem
Conteúdos:
­    Conceito de feedback
­    Caraterísticas do feedback eficaz
­    Relação do feedback com os objetivos específicos/descritores de desempenho
­    Tipos de feedback
­    Impacto do feedback na aprendizagem
­    Como dar feedback escrito e oral eficaz
­    Níveis a que pode ser dado o feedback: tarefa; processo, autorregulação e consciência pessoal
­    Perspetiva dos alunos e dos professores sobre o feedback
Duração: 3h
Sessões agendadas:
        Dias:
­    25 de outubro de 2014 das 9 às 12 h
­
Módulo 2 – Aprofundamento
Objetivos:
­    Desenvolver competências que possibilitem a aplicação do feedback no processo de ensino-aprendizagem
Conteúdos:
­     Como aplicar o feedback sanduíche na sala de aula
­     Aplicações práticas de feedback escrito ao nível da tarefa, do processo e da autorregulação da aprendizagem
­    Como estabelecer um plano para ajudar os alunos a utilizar o feedback eficaz
­    Planificação de momentos de feedback no processo de aprendizagem de um conteúdo programático
­    Diário de registo de feedback
­    Grelhas de feedback
Duração: 3h
Sessões agendadas:
        Dias:
­    15 de novembro de 2014 das 9 às 12
­

Preçário:
­    10 euros – Professores ou Educadores de Infância que pretendam formação creditada (6 horas);
­    8 euros – Professores ou  Educadores de Infância que não pretendam formação creditada (com direito a um Certificado de Presença passado pelo GFORM da UATD) (6 horas);
­    Os cooperantes da UTAD beneficiam de isenção do pagamento de inscrição quer pretendam ou não formação creditada.
Avaliação:
Os participantes interessados em obter formação creditada têm de:
­    preencher o Formulário de Avaliação do workshop;
­    entregar um Documento de Reflexão (disponibilizado no final do workshop).
A avaliação será efetuada numa escala de 0 a 10 valores.
Público-alvo:
­    Educadores de infância
­    Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário
­    Professores de Educação Especial
­    Psicólogos
Cada sessão funciona com o mínimo de 10 e o máximo de 25 participantes.