UADP
Unidade de Aprendizagem
e Desenvolvimento Profissional
 
Ao mestre com carinho
Em vias de se aposentar, depois de lecionar durante 30 anos numa escola de um bairro de classe operária de Londres, o professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) aceita o convite para lecionar nos Estados Unidos, numa escola da região sul de Chicago. Mas o seu verdadeiro objetivo ao aceitar o convite é reencontrar o seu primeiro amor, uma mulher que conheceu há mais de 30 anos na Guiana. Quando a reencontra, Mark vê-se em grandes dificuldades porque tem de lidar com alunos muito indisciplinados.
 
O triunfo de Ron Clark
Ron Clark (Matthew Perry) é um professor contratado, que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar a trabalhar noutra escola, onde vai lecionar a turma mais indisciplinada da escola. Antes mesmo de iniciar as aulas com a turma, demonstra uma rara sensibilidade quando vê um aluno a cumprir um castigo humilhante aplicado por outro professor. Após 4 anos, os métodos de Ron Clark mostraram-se mais do que eficientes, tendo a sua turma obtido durante 4 anos consecutivos o1º lugar nos exames nacionais.
 
A turma
Baseado no livro homónimo, o filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin numa escola do 3.º ciclo do Ensino Básico, localizada na periferia de Paris. O professor tenta estimular os alunos, mesmo tendo que lidar com o seu desinteresse. A obra foi indicada ao Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.
 
Clube do imperador
William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Júlio César, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
 
Ao mestre com carinho
 
Clube dos poetas mortos
Em 1959, o novo professor de literatura (interpretado por Robin Williams) de uma secundária tradicional entra em choque com a rígida direção por causa dos seus métodos pouco comuns, que estimulam os alunos a pensarem por si mesmos e a perseguirem as suas paixões individuais.
 
Ao mestre com carinho 02
 
A voz do coração
Um internato para meninos órfãos e socialmente desajustados é dirigido com mão de ferro pelo inflexível Sr. Rachin, a quem os rapazes temem mas não respeitam. Quando o professor Clément Mathieu chega para dar aulas, encontra crianças e adolescentes hostis e difíceis de disciplinar, acostumados a combater os métodos repressivos do internato. Com a sua formação musical, Mathieu desenvolve uma maneira criativa e eficiente de cativar os miúdos. Contra a vontade do diretor Rachin, Mathieu forma um grupo coral, revolucionando os métodos de ensino locais da época. O professor recupera a sua veia musical, volta a compor e revela um grande talento vindo a tornar-se num importante maestro e muda para sempre a vida dos alunos. Nada disso acontece sem que professor e alunos tenham que enfrentar sérios obstáculos e pagar um alto preço pela sua ousadia.
 
A corrente do bem
Eugene Simonet, um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos alunos de uma das suas turmas: que criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney, um dos seus alunos, incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado “pay it forward”, em que por cada favor que recebe retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente a ideia funciona, ajudando o próprio professor a libertar-se de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene, a encontrar um novo sentido para a sua vida.
 
Mr. Holland –Adorável professor
Um músico começa a dar aulas para ter mais dinheiro e poder dedicar-se a compor uma sinfonia. É obrigado a encarar o desinteresse dos alunos pela música e a situação complica-se quando a sua esposa dá à luz uma criança surda. Para conseguir pagar os estudos e o tratamento médico do filho, o professor envolve-se cada vez mais com a escola e acaba por pôr de lado o sonho de se tornar um grande compositor.
 
Quando tudo começa
Parte 1
 
Quando tudo começa
Parte 2
 
Quando tudo começa
Parte 3
 
Quando tudo começa
Parte 4
 
Seu nome é Jonas
Relata a história de Jonas, um menino diagnosticado com deficiência mental. Na verdade era uma criança surda que possuía a sua capacidade cognitiva preservada, mas com necessidade de ser estimulada. Para tal precisava de adquirir uma linguagem. Quando a família descobre o verdadeiro diagnóstico de Jonas, retira-o da instituição para deficientes mentais em que tinha sido internado e leva-o para casa, sem contudo saber como lidar com ele.
 
O líder da classe
Narra a história de vida de Brad Cohen (Jimmy Wolk) que tem Síndrome de la Tourette (distúrbio neurológico que faz com que o corpo perca o controlo e surjam tiques nervosos) mas que não deixa que essa deficiência o vença. Brad tem esse problema desde os 6 anos mas a mãe sempre o incentivou a ter uma vida normal. Um diretor conseguiu que ele fosse aceite na escola e devido à forma ignorante como os professores que teve o trataram, decidiu ser professor. Um professor como nunca tinha tido. Como professor o que considerava mais importante ensinar é que apesar das suas limitações nunca nada o impediu de viver. Baseado em factos reais, hoje em dia o verdadeiro Brad (Bobo como lhe chama a mãe) é casado com Nancy, fez mestrado e faz na vida o que gosta de fazer.
 
O nosso professor é um herói
Laurent Monier (Gérard Depardieu) é um professor de História recém-divorciado que, para ficar próximo dos filhos, vai para um bairro da periferia da Grande Paris. Lá vê-se forçado a viver num conjunto habitacional e dar aulas a jovens problemáticos. Como se não bastasse, a escola sofre com problemas seríssimos. Os professores são ameaçados e até mesmo agredidos por alunos. Mas o que mais o desanima é a falta de ação por parte da direção. Contudo, à medida que o tempo passa, Monier vai conquistando o respeito da turma.
 
Ser e ter
O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural de França, desde o jardim da infância até ao 2.º ciclo do ensino básico, dos quatro aos 11 anos. Mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as na sua transição do universo familiar para um ambiente no qual a sua individualidade é levada em conta sem pressupostos.
 
Educação proibida
O filme é um documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação. Mostra diferentes experiências educativas, não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo.
 
Somos todos diferentes
O filme conta a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos que sofre de dislexia e que não é compreendida. Ishaan repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de o repetir de novo. As letras dançam na sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar a sua atenção.
O pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita falta de sensibilidade. Após ser chamado à escola para falar com a diretora, decide coloca-lo num internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. A filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens.
A atitude do pai faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Entra em depressão, sentindo a falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... Inesperadamente, um professor substituto de artes conhece Ishaan e percebe imediatamente que algo de errado se passa com ele. Não demorou a perceber que ele sofria de dislexia e põe em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que tinha perdido a sua réstia de luz e vontade de viver.
 
Quem não cola (copia) não sai da escola
Enquanto a maioria dos alunos se esforça imenso a estudar, o mesmo não se passa com Handsome Davis (Trevor Fehrman) que encara a escola como um sistema que tenta controlar a sua mente. Isso acontece porque ele e os seus três melhores amigos, Sammy (Elden Henson), Victor (Matthew Lawrence) e o génio Applebee (Martin Starr), sempre usaram técnicas criativas e eficientes para copiarem, conseguindo antecipadamente os enunciados dos exames. Tudo vai bem até ao último ano de escola secundária. Nessa altura encontram a firme e esperta diretora Mrs. Stark (Mary Tyler Moore), uma oponente à sua altura. Surge-lhes o dilema: devem entrar na linha pela primeira vez e estudar ou correr o risco e tentar burlar mais uma vez as regras da escola?
todos direitos reservados