UADP
Unidade de Aprendizagem
e Desenvolvimento Profissional
Maria Manuel NascimentoProf.ª  Maria Manuel Nascimento
Professora de Matemática
259350816
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Professora auxiliar em do Departamento de Matemática da escola de Ciências e Tecnologias da UTAD. Os seus principais interesses de investigação são na área da Didática da Ciências e Tecnologia, mais especificamente: ensino e aprendizagem da Matemática e da Estatística; Atitudes face à Matemática e face à Estatística; Etnomatemática; pensamento crítico nas práticas letivas do ensino superior.
 
Publicações relevantes
 

Dominguez C., Nascimento M., Payan-Carreira R., Cruz G., Silva H., Lopes J., Morais F., Morais E. (2015, aceite para publicação) Adding value to the learning process by on-line peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking for future engineers, Volume especial do European Journal of Engineering Education (EJEE). Dominguez C., Nascimento M., Payan-Carreira R., Cruz G., Silva H., Lopes J., Morais F., Morais E. (2015, aceite para publicação) Adding value to the learning process by on-line peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking for future engineers, Volume especial do European Journal of Engineering Education (EJEE). Payan-Carreira, R. Dominguez, C., Nascimento, M. M. (2014). Estratégias de reforço das capacidades de pensamento crítico: um caso na UTAD. In Carlos Alberto Ferreira; Ana Maria Bastos & Helena Campos (orgs.): Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção (E-Book) UTAD, Vila Real. 56-67. ISBN: 978-989-704-175-4. Ebook. Disponível em: http://echs.utad.pt/vPT/Area2/Paginas/default.aspx Dominguez C., Nascimento M.M., Maia A, Cruz G.. (2014) Come together: peer review with energy engineering students, iJEP, Volume 4, Issue 5, March 2014 http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v4i5.3537, EBSCO Martins, J. A., Assumpta, E. & Nascimento, M. M. (2014). Do you need to see it to believe it? Let’s see statistics and geometry dynamically together! European Journal of Science and Mathematics Education (2)1, pp. 39-52 http://scimath.net/articles/21/214.pdf Catarino, P., Costa, C. & Nascimento, M. M. S. (2014). Etnomatemática de um artefacto de latoaria do nordeste transmontano português: a almotolia. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(1), 126-154. Catarino P., Costa C. & Nascimento M. (2014). A Note on Alto Douro’s Wine Coopers’s ϕ. International Mathematical Forum, 9(4), 183-188. Dominguez C., Payan-Carreira R., Morais M, Nascimento M. M., Maia A., Pedrosa D, Gonçalo Cruz G. (2014), Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal. In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, Orgs: Rui Marques Vieira, Celine Tenreiro-Vieira, Idália Sá Chaves, Celeste Machado. Aveiro: UA Editora, 423 p., pp: 357-378, ISBN: 978-972-789-424-6 http://issuu.com/redepensamentocritico/docs/pensamento_critico25jul_final/3?e=12878118/8730019 Nascimento, M. M. Martins, J. A., e Estrada, A. (2014 aceite como refeered constributed paper, C108). The wonderful lamp of Aladdin? Project work in engineering courses. ICOTS 9, Flagstaff, USA, July 13-18. http://icots.info/9/contributed.php?c=108 Costa, Cecília; Catarino, Paula; Nascimento, Maria Manuel (2008) – Tanoeiros em Trás-os-Montes e Alto Douro: saberes (etno)matemáticos; Latoeiros em Trás-os-Montes e Alto Douro: saberes (etno)matemáticos.In Palhares, Pedro – Etnomatemática, Um olhar sobre a Diversidade Cultural e a Aprendizagem Matemática. 1ª Edição. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, Lda. ISBN 978-989-8139-04-7. pp. 192-233 e pp. 234-264.

 

 

todos direitos reservados