Prof. Manuel José Cabral Dos Santos ReisProf. Manuel José Cabral Dos Santos Reis
Professor de Engenharia Electrónica

Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharias, Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. Doutoramento em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Aveiro. Mestre em Electrónica e Telecomunicações, Ramo de Processamento Digital de Sinal, pela Universidade de Aveiro. Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, Ramo de Electrónica, Instrumentação e Computação, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Diretor do grupo de Processamento de Sinal e Biotelemetria, que integra investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC-TEC, polo da UTAD) e do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) da Universidade de Aveiro, onde é investigador integrado. Colabora com o “Grupo de Pesquisa Multidisciplinar do IFPA-Santarém-Brasil (IFPA)” na Linha de investigação “Computação na Educação” em estudos sobre a utilização das TI e metodologias de ensino utilizando a Computação como meio no processo de ensino-aprendizagem, desde agosto 2012 e com o “Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)” da Universidade de Aveiro, desde janeiro de 2014. É coinventor e copublicou sete patentes e marcas. Ganhou os seguintes prémios: “SmartEnergyHub” (“Manager of renewable energies for urban intelligent networks” – Gestor de energias renováveis para redes urbanas inteligentes) apresentado ao concurso “Inov@UTAD”, patrocinado pela UTAD, 2011, Primeiro lugar; “Smart Shock Absorber” apresentado ao concurso “Inov@UTAD”, patrocinado pela UTAD, 2010, Terceiro lugar; “SigPV”, (“Integrated Management of Wine Tasting” – Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinho) apresentado ao concurso “Laboratório de Ideias e Projectos” patrocinado pela VINIDEAs (http://www.vinideas.pt/) e a Douro Alliance (http://www.douroalliance.org/), 2008, Primeiro lugar.
As suas principais áreas de interesse incluem: processamento de sinal e imagem e aplicações; estudo e desenvolvimento de dispositivos e sistemas para ambientes inteligentes amigáveis; desenvolvimento de métodos e ferramentas multimédia aplicáveis ao ensino/aprendizagem, em particular a utilização de recursos educativos na Internet.

REIS, M. J. C. S., REIS, M. G. A. D., NETO, S., CANDEIAS, M., PERES, E., SOARES, S., MORAIS, R., ESCOLA, J. (2014). A Integração das TI na Aprendizagem de Português e Matemática em Crianças com Necessidades Educativas Especiais. In “Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção”, Carlos Alberto Ferreira; Ana Maria Bastos & Helena Campos (Org.). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, pp. 115-130. ISBN: 978-989-704-175-4. eBook disponível em http://echs.utad.pt/vPT/Area2/Paginas/default.aspx.
MEIRA, D.S.M.V.R., REIS, M.G.A.D., AIRES, A.P.F., CORREIA, E.S.P., ESCOLA, J.J.J., REIS, M.J.C.S. (2013). A Utilização de LMS no Ensino da Matemática nas Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do Distrito de Vila Real: Relato da Realidade Atual. In As TIC no Ensino – Políticas, Usos e Realidade. M. Raposo-Rivas, J.J.J. Escola, M. E. Martínez-Figueira, A. P. F. Aires (Eds.), Andavira Editora, ISBN: 978-84-8408-722-9, pp. 147-167.
REIS, M.G.A.D., MEIRA, D.S.M.V.R., AIRES, A.P.F., CORREIA, E.S.P., ESCOLA, J.J.J., REIS, M.J.C.S. (2013). Ensino da Matemática com Crianças com Parilisia Cerebral e Deficiência Mental: um Estudo de Caso no 1º CEB. In Desafios Éticos na Sociedade Tecnológica – Respostas às Necessidades Educativas Especiais e Educação para os Média. J.J.J. Escola, M. Raposo-Rivas, M. E. Martínez-Figueira, A. P. F. Aires (Eds.), Andavira Editora, ISBN: 978-84-8408-725-0, pp. 323-344.
Santos, G.; Reis, M.; Bulas-Cruz, M.; Bulas-Cruz, J.; Utilização Educativa da Internet no Distrito de Vila Real. In Sociedade da Informação: balanço e implicações, Luis Borges Gouveia e Sofia Gaio (Eds.), pp. 149-156, Edições Universidade Fernando Pessoa, ISBN 972-8830-18-1, 2004. Esta publicação surge na sequência da participação no “Workshop Sociedade Da Informação – Balanço e implicações”. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 11 - 12, Dezembro 2003.
ROCHA, T., GONÇALVES, M., CABRAL, L., GODINHO, F., PERES, E., REIS, M.J.C.S., MAGALHÃES, L., BESSA, M., CHALMERS, A. (2012). The recognition of web pages’ hyperlinks by people with intellectual disability, Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, vol. 25, número 6, pp. 542 - 552. DOI: 10.1111/j.1468-3148.2012.00700.x [JCR, SCOPUS]
REIS, M. G. A. D., PERES, E., BESSA, M., VALENTE, A., MORAIS, R., SOARES, S., BAPTISTA, J., AIRES, A. P., ESCOLA, J. J., BULAS-CRUZ, J. A., REIS, M. J. C. S. (2010). Using Information Technology Based Exercises in Primary Mathematics Teaching of Children With Cerebral Palsy and Mental Retardation: A Case Study, Turkish Online Journal of Educational Technology, July, Volume 9, Issue 3, pp. 106-118. (2010 Impact factor: 1.016; Education & Educational Research: Q2) [JCR, SCOPUS]
 Manuel J. C. S. Reis, Gina M. M. C. Santos, Paulo J. S. G. Ferreira (2008). Promoting the educative use of the internet in the Portuguese primary schools: a case study. Aslib Proceedings. Vol. 60, n. 2, pp. 111 – 129. DOI 10.1108/00012530810862455. (2008 Impact Factor: 0.493; Information Science & Library Science: Q3) [JCR, SCOPUS]
 NETO, S.; CAPELA, A.; MORAIS, R.; PERES, E.; REIS, M.J.C.S. (2013). A HTML 5-based tool to help teachers in the creation of exercises and games for the teaching of mathematical concepts in the primary schools. In “2nd International Conference on Virtual and Networked Organizations – Emergent Technologies and Tools (ViNOrg 13)”, 20 a 22 de Novembro, Póvoa de Varzim, Portugal. [ISI WOK]