Prof.ª Helena CamposProf.ª Helena Campos
Professora de Matemática (especialização em Geometria)

Professora Auxiliar do Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com Doutoramento em Matemática (Geometria e Topologia) pela UNED – Madrid. Mestrado em Matemática (Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho. Licenciatura em Matemática (Ramo Educacional) pela Universidade de Coimbra. Investigadora integrada do Centro de investigação CM-UTAD e colaboradora do Centro de investigação CIDTFF, Aveiro. As suas principais áreas de interesse de investigação (Ensino da Geometria): Estudo do desenvolvimento do raciocínio geométrico e das capacidades de visualização e de raciocínio formal dos alunos. Introdução de sistemas computacionais dinâmicos para a geometria, nomeadamente programas de geometria dinâmica (por exemplo, GeoGebra) promovendo a interação entre a construção e a inferência geométrica, entre o construir no computador e o justificar por meio de argumentos teóricos.

Poças, R.; Aires, A. P. & Campos, H. (2013). O raciocínio geométrico de alunos do 6º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado. In A. Domingos; I. Vale; M. J. Saraiva; M. Rodrigues; M. C. Costa & R. A. Ferreira (Orgs.). Raciocínio Matemático. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. ISBN: 2182-0023. (pp. 88-106).
Aires, A. P.; Campos, H., Catarino, P. (2013) – Elementos de matemática para o Ensino Básico, Teoria de conjuntos, lógica e relações binárias 2ª Edição revista e aumentada. Série Didáctica, 54 UTAD.
Aires, Ana Paula; Campos, H. (2012) - Afinal do que falamos quando falamos em simetria?. In Atas das Jornadas Pedagógicas "O Professor faz a diferença no Desempenho Escolar". Vila Real, 2012. Editor: Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN: 978-989-704-075-7 (Edição Digital).
Aires, A. P. & Campos, H. (2011). “Construção intuitiva do conceito de medida”. In P. Palhares, A. Gomes & E. Amaral (Coords.). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. (pp. 47-62). Lisboa: Lidel – Edições Técnicas
Aires, A. P. & Campos, H. (2011). “Organização e consolidação do conceito de medida”. In P. Palhares, A. Gomes & E. Amaral (Coords.). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. (pp. 63-92). Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.